Manual da marca: entenda o que é e os benefícios para sua empresa

Manual da marca: entenda o que é e os benefícios para sua empresa

Um ponto em comum entre as grandes marcas é que todas elas apresentam um manual que define a identidade visual da empresa. É este o guia que evita que o logotipo seja usado incorretamente, que serve como referência de comunicação e que especifica características próprias da marca.

Para visualizar a importância do logotipo, é só pensar em marcas como a Coca-Cola. Difícil quem não reconheça de longe a fonte utilizada ou a combinação de cores característica da marca, o branco com vermelho. Outro exemplo é a Apple, pensar na marca significa imaginar uma maçã mordida.

A força dessas empresas é uma demonstração da importância que a marca tem frente ao consumidor. Esta força é o resultado de uma imagem bem construída, com planejamento de comunicação visual e regras sobre a utilização de elementos gráficos, descritas no manual da marca. Conheça aqui um pouco mais sobre o assunto e seus benefícios.

O que é o Manual da Marca

É um guia que contém as principais características da organização. Pode trazer apenas regras sobre o uso dos elementos visuais ou pode descrever também como deve ser a comunicação, qual é a missão e quais são os objetivos da empresa. Confira alguns dos elementos que costumam ser especificados no manual da marca:

  • Descrição da marca – é um resumo das atividades da empresa;
  • Logotipo e suas variações – define a marca e limita as possíveis alterações;
  • Tipografia – descrição da fonte utilizada;
  • Paleta de cores – são as principais cores utilizadas na marca e demais campanhas;
  • Missão – descreve os objetivos e os diferenciais da marca.

Cada manual é único e diz respeito a uma marca exclusivamente. Portanto, alguns desses elementos podem não aparecer no guia e outros podem ser adicionados. No manual do Skype, por exemplo, a linguagem utilizada tem a cara e as cores da empresa. Entre as especificações de uso da marca está uma descrição do que pode e o que não pode ser feito com o símbolo do Skype.

Uma das proibições alerta que a marca não deve ser rotacionada. Já o manual do Senac tem uma linguagem mais formal e apresenta dados que instruem sobre as regras para aplicações da marca em fundos fotográficos e sobre os usos proibidos. Em sua paleta de cores estão o azul Senac, o laranja Senac e o próprio laranja. Essas são algumas informações úteis que visam preservar a identidade visual da empresa.

Benefícios para a empresa

Confira algumas das vantagens trazidas para a companhia, quando há um bom planejamento de comunicação visual e um guia que preserve a identidade da marca:

Fortalecimento – Quando a empresa tem uma identidade forte, ela ganha destaque no segmento.

Reconhecimento – O consumidor passa a reconhecer a marca com maior facilidade quando ela tem uma comunicação visual própria. Isso é um fator que aumenta a fidelização e o engajamento do cliente com a empresa.

Maior facilidade para trabalhar com a imagem – Ter um guia que descreve o que pode ou não ser feito com a marca e demais elementos gráficos, facilita o trabalho de quem precisa realizar alguma alteração de imagem, como a aplicação de uma foto ou outra modificação no fundo.

Como está a comunicação visual de sua empresa? Comente e conte pra gente.

5 Dicas para atualizar seu site

Após criar um site, é necessário mantê-lo atualizado, pois é sempre necessário modificar a vitrine da sua empresa para que seus clientes percebam que você está preocupado em prestar uma atendimento cada vez melhor.

Muita criatividade

Seja criativo e autêntico

Com a enorme concorrência que a internet proporciona, somente que é realmente bom terá destaque, e por este motivo, mantê-lo atualizado é tão importante.
Mas, o que fazer para que esteja sempre atualizado? Seguem 5 preciosas dicas para você fazer sozinho:

Dica 01:
Defina um prazo Continue lendo

Design de Marca Livin Jeans

Design da marca de jeans Livin

Design da marca de jeans Livin

Uma empresa de Gaspar, criativa e diferenciada, busca uma identidade forte, vibrante e jovem, assim como seu público.

O design da Marca da Livin’ propõe diferentes aplicações, permitindo o uso de todas as cores da moda.

Presença, independência, personalidade forte são essências da geração Livin’.

“Livin” significa vivendo, é presenciar em tempo real e junto à peça as mudanças e conquistas. Estar vivendo é usar todas as cores, é poder se sentir de todas as maneiras possíveis, por isso o Vermelho é a presença, energia, mas todas as aplicações são possíveis.

CONSTRUÇÃO Continue lendo

Design de Marca Grand Chef Stefan

Design de Marca Grand Chef Stefan

Design de Marca Grand Chef Stefan

Uma nova marca, privilegiando mas sem individualizar o chef Stefan. Apesar do nome na marca, é possível entender esse design de marca como a identificação da empresa, pois tem forte conceito e traço moderno.

Contemporânea, marcante e com forte presença. Continue lendo

Feira Internúcleos – Acib 2014

O Núcleo de Criação e Design da ACIB promoverá o painel ” Design como diferencial competitivo “, onde os participantes poderão discutir e obter maiores esclarecimentos sobre assuntos como design, publicidade, economia e regionalidade.

O Workshop é gratuito e busca valorizar a troca de experiências e informações sobre design tornando-se assim um meio de acrescentar opiniões e conhecimentos.

Participe desta interação e acompanhe os resultados. Continue lendo

Redesign de marca Direcon Contabilidade

Redesign de marca Direcon Contabilidade

Redesign de marca Direcon Contabilidade de Blumenau

Redesign da marca da Direcon Contabilidade de Blumenau, melhorando suas aplicações, usos e legibilidade.

As setas giram no sentido horário, indicando positividade, andam para frente. Foi retirada a sombra da marca anterior, simplificando e melhorando a sua leitura.

A utilização de tipologia mais atual sem detalhes decorativos. “A forma com maior pregnância é aquela que leva o menor tempo para ser interpretada”, ou seja, que o observador tem conhecimento anterior.

As cores: Continue lendo

Redesign de Marca Gráfica Gandrei

Design de Marca Gráfica Gandrei

Design de Marca Gráfica Gandrei

O processo de redesign inicia pela análise da marca atual:

1. Excesso de sombras e contornos, o que polui a marca e dificulta a leitura.

2. Tipologia serifada.

3. o ‘G’ parece separado do nome.

4. Os textos propõem a mesma hierarquia nas informações.

Na nova proposta de marca da gráfica Gandrei, as folhas representam Continue lendo

Design de marca Mambel Ambientes

Design de Marca Mambel Ambientes

Design de Marca Mambel Ambientes

Requinte, elegância, bom gosto e qualidade, além de visão atual, esses são os conceitos da Mambel Ambientes.

Uma empresa que trabalha com produtos de qualidade com preços acessíveis.  Loja do Grupo Mambel, a Mambel Ambientes é uma empresa de Gaspar, e por isso usa as cores da bandeira da cidade, amarelo e branco. Continue lendo

Redesign da marca da Itacorda

Redesign de marca Itacorda

Redesign de marca Itacorda

Redesign de uma marca tradicional sempre denota bastante cuidado, principalmente para que a história e a credibilidade conquistadas não sejam perdidas.

Estudamos durante 6 meses a empresa para poder chegar num consenso sobre a nova identidade, desde entender o que representava, pois tinha poucos registros históricos, até o convencimento e chegada ao desenho ideal.

Com isso, o processo seguiu 4 pontos fundamentais: Continue lendo