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Por Marina Almeida / dez, 7 2024
Sabará, conhecida por sua rica história e arquitetura barroca, vive um momento de alegria com a recuperação da imagem de São José de Botas, uma preciosa escultura barroca que permaneceu ausente por mais de sete décadas. A cidade, situada na região metropolitana de Belo Horizonte, destaca-se por seu patrimônio cultural e agora recebe de volta uma peça de grande valor sentimental e histórico para seus habitantes.
Subtraída durante a Semana Santa de 1947, a imagem foi finalmente encontrada em um site de leilões no Rio de Janeiro, tal como aconteceu com outra relíquia recentemente recuperada: a imagem de Nossa Senhora do Carmo. Esse incidente serve como um alarme sobre a importância de proteger os tesouros culturais do Brasil contra o comércio ilegal de obras de arte. A recuperação foi possível graças ao trabalho incansável de historiadores e investigadores, que monitoram persistente e minuciosamente leilões e vendas online de arte sacra.
São José de Botas é reconhecido por suas particularidades notáveis. Ao invés das botas que normalmente encobrem até os joelhos e de um chapéu tricornio, esta imagem única apresenta botas que não passam do joelho e um chapéu similar a um sombero mexicano, posicionado atrás da nuca. Essa descrição marca uma divergência das representações tradicionais do santo e levanta reflexões sobre a sua origem.
Segundo o historiador José Bouzas, a imagem pode ser uma das primeiras no acervo da igreja, talvez originária da Espanha e trazida pelos bandeirantes nas primeiras incursões ao território de Minas Gerais. Se esta hipótese for verificada, a imagem não só carrega um valor religioso, mas também uma importância histórica, representando os primeiros movimentos de colonização e catequização no Brasil.
Após ser encontrada, a escultura passará por um processo cuidadoso de restauração. Danos causados pelo tempo e falta de condições adequadas de conservação exigem um tratamento especial para que a imagem possa recuperar seu esplendor original. O objetivo é preservar ao máximo as características originais da obra, respeitando técnicas e materiais usados na época de sua criação.
A devolução da imagem coincidirá com uma data emblemática: o Dia da Imaculada Conceição, celebrado em 8 de dezembro. Nesta ocasião, devotos locais e turistas se reunirão para uma missa solene, na qual a imagem será oficialmente entregue à Paróquia do Rosário. Este evento não apenas marca um triunfo na luta contra o tráfico de arte sacra, mas também reforça a devoção popular e o comprometimento da comunidade com sua herança cultural.
A volta de São José de Botas significa muito mais que a recuperação material de uma escultura; representa a restauração da fé e da identidade de um povo. Para os religiosos e aqueles conectados ao longo passado de Sabará, a imagem é um símbolo de resiliência perante adversidades. Sua presença será novamente um ponto de encontro para rituais de fé e um atrativo para peregrinos que buscam inspiração espiritual nas relíquias do barroco mineiro.
A ação de retorno da escultura foi liderada pelo Ministério Público de Minas Gerais, sublinhando a importância de ações governamentais e institucionais na preservação do patrimônio cultural. Cabe agora à comunidade proteger e valorizar tal artefato, garantindo que futuras gerações possam apreciá-lo em seu contexto original e associado à rica tapeçaria cultural que é o estado de Minas Gerais.
Este acontecimento reforça uma narrativa de vigilância patrimonial que se faz cada vez mais necessária diante das ameaças contemporâneas ao patrimônio histórico brasileiro. Sabará celebra não apenas o retorno de uma imagem, mas uma vitória no coletivo esforço de se preservar memórias e identidades. Ao trazer de volta São José de Botas para seu lar original, a cidade reafirma seu lugar no mapa cultural do país, oferecendo um lembrete pungente de que a história, acima de tudo, pertence a quem lhe guarda e protege.